SÃO MARTINHO DO PORTO: A BAÍA DO AMOR…

Em Alfeizerão, com os olhos em São Martinho do Porto

Da Pousada de Juventude de Alfeizerão vê-se São Martinho do Porto!

A Páscoa está aí, e o famoso pão-de-ló de Alfeizerão também. Saboreia-o com os pés na areia.

Estás a precisar de recarregar baterias depois de uma data de testes e avaliações? Na Costa da Prata podes dar um mergulho, não no mar (que ainda está muito frio para banhos), mas na paz atlântica. Quem disse que a praia só tinha piada de Verão?

Só sentir o cheiro a maresia vai fazer regenerar cada célula do teu corpo. E, em Alfeizerão, o mar está logo ali, a sete quilómetros de distância e avista-se mal se chega à Pousada de Juventude, situada num ponto elevado.

Provavelmente, depois de deixares as malas na Pousada, não vais resistir e vais querer correr até ele. Vai! Segue em direção a São Martinho do Porto e relaxa com um passeio no passadiço sobre as dunas e na marginal, junto à baía, onde não faltam esplanadas, lojas e restaurantes onde o mar se serve à mesa.

O que preferes, uma lagosta suada ou um robalinho grelhado? Uma santola recheada ou um linguadinho? Um lavagante ou uma dourada? Até cresce água na boca só de pensar!

Aqui as baterias também se recarregam a partir do estômago. Por isso, no dia seguinte, depois de tomares o pequeno-almoço na Pousada, sugerimos-te mais uma terapia gastronómica.

Pergunta pela Casa do Pão-de-ló, o Café Ferreira ou o Ateliê do Doce e vai conhecer a iguaria da terra. O pão-de-ló de Alfeizerão tem poucos ingredientes mas dá muito prazer. Vais perceber o que te dizemos ao provar. É um pão-de-ló húmido, que se desfaz na boca e tem um travo a limão e a canela. Inesquecível!

Aproveita este momento doce para pensar no que vais fazer a seguir. Se continuas a precisar de estar próximo da água, sugerimos-te que vás agora conhecer a praia fluvial do Rio Tornada, que se encontra pertinho, na aldeia de Salir do Porto. A água que vês aqui vai desaguar na baía de São Martinho do Porto que ontem viste.

Bem perto daqui, tens outras opções. Podes ir conhecer as águas também tranquilas da Lagoa de Óbidos ou as ondas agitadas da Praia da Foz do Arelho, logo a seguir.

Seguindo este roteiro aconselhamos-te que proves a deliciosa caldeirada da Lagoa ao almoço, antes de ires beber um ginjinha (só para maiores de 18!) e conhecer Óbidos, essa vila que parece um museu ao ar livre, que conta histórias de reis e rainhas e surpreende com os seus vestígios históricos. Aproveita e entra também na Grande Livraria de Santiago, que mora na Igreja com o mesmo nome, que remonta ao século XII. Sabias que Óbidos é uma vila literária?

Se começámos por rumar a Sul, agora viramos agulhas para Norte, em mais um passeio que combina mar e cultura. De Alfeizerão à Nazaré são 17 quilómetros de distância. Por lá, esperam-te tradições. As mulheres de sete saias, a seca do peixe, uma subida ao “Sítio” da Nazaré e ao seu Santuário.

E sim, é por aqui, na Praia do Norte, que te podes cruzar com uma das ondas gigantes que puseram Garret McNamara no topo do surf.

Mais uma vez sugerimos-te que partas do litoral para o interior. Deixa o mar da Nazaré e segue em direção a Alcobaça, onde te espera o célebre Mosteiro e os túmulos medievais de D. Inês e D. Pedro. Podes, ainda, conhecer o Jardim do Amor, o Parque dos Monges, o Museu dos Vinhos ou o Museu Bordalo Pinheiro.

Se ficares mais uma noite, temos mais uma sugestão para ti: Caldas da Rainha, também a 17 quilómetros de distância, onde há ainda um mercado diário à moda antiga. Senão vai, mas ficas com um pretexto para voltar. Quem sabe quando o tempo permitir já mergulhos a sério, no mar.

Pousada de Juventude de Alfeizerão – São Martinho do Porto
Preço: Desde 10€ por noite

 

2018-02-27T19:30:41+00:00

Leave A Comment