BEJA: UMA PAZ QUE PERMANECE

 

Entre sobreiros e oliveiras, encontra-se a capital do Baixo Alentejo. Beja tem uma diversidade arquitetónica e arqueológica riquíssima.

Assim que chegares a Beja faz o ‘check-in’ na Pousada de Juventude, um edifício muito agradável e bem situado, a cinco minutos do centro histórico da cidade. Tem a localização perfeita para começares a tua aventura pela capital da planície alentejana a pé ou de bicicleta.

Inicia a tua visita pela mais proeminente estrutura histórica da cidade, o Castelo de Beja. A imponente torre de mármore é a mais alta da península ibérica. Sobe as escadas em espiral até às ameias e deslumbra-te com a vista incomparável de Beja e das planícies douradas em volta.

Ao lado do castelo, a caiada Igreja de Santo Amaro data do século V. É um exemplo da arquitetura do período visigótico e é hoje em dia um museu arqueológico com uma rara coleção de artefactos.

Para serem bem apreciados os sabores, os temperos e os aromas existem bons restaurantes na cidade, dos mais antigos aos mais modernos, onde podes jantar. Servem os mais variados gostos e marcam o paladar de quem os desfruta. Sugerimos-te que experimentes a famosa açorda à alentejana nos dias mais frios e te refresques com o belo do gaspacho nos dias mais quentes.

Como sobremesa experimenta a nossa doçaria conventual, herança dos diversos conventos que, ao longo dos séculos, foram funcionando nesta cidade. A doçaria conventual de Beja é das mais ricas e diversificadas do país.

Depois desta bela experiencia gastronómica, a cidade dispõe de uma diversificada oferta cultural que percorre o calendário e toca nas mais variadas áreas. Conhece os equipamentos culturais da cidade e fica a saber quais as iniciativas que mais te agradam. Podes assistir a um espetáculo no Teatro Municipal, visitar uma exposição na Casa da Cultura ou aproveitar para ler, pesquisar ou assistir a uma tertúlia na Biblioteca Municipal. Música, teatro, festivais, arte, exposições, festas tradicionais e muitas mais iniciativas enchem a cidade de vida, de saber e de alegria.

Na manhã seguinte, depois de tomares o teu pequeno-almoço na Pousada, prepara a tua mochila e continua a tua aventura. A próxima sugestão é deixares-te levar pelas ruas estreitas…

Percorre-as pisando as pedras da calçada, deixa-te ser transportado no tempo e explora um labirinto rico em vivências, valores históricos e patrimoniais. Repara nas portas, nas janelas, nos azulejos e nas ferrarias e fala com as pessoas que te vão dar a conhecer as pequenas histórias destes lugares.

Em seguida, visita a grandiosa Igreja de Nossa Senhora da Conceição, monumento nacional, onde se localiza presentemente o Museu Regional. A entrada leva a uma capela com talha dourada e belíssimos azulejos que cobrem as paredes e os claustros.

Há também uma exposição relacionada com uma trágica história de amor do século XVII, as controversas “Cartas de Uma Freira Portuguesa”. Alegadamente, uma freira do convento escreveu cinco apaixonadas cartas de amor para um oficial francês que foram mais tarde publicadas e literariamente aclamadas. Apesar de a sua autenticidade nunca ter sido provada, esta história romântica de um amor proibido é uma grande atração em Beja.

Terminando esta visita segue em frente pela Rua do Infante e chegarás à imponente Praça da Republica onde encontras o Pelourinho. O seu fuste está decorado com espirais e anéis, e o seu capitel está rematado por uma Cruz de Cristo em ferro, declarado Bem de Interesse Público.

Em frente vais encontrar a Igreja da Misericórdia, é uma construção de princípios do século XVI. Passou a ser Património Municipal no século XIX. No ano de 1927 construiu-se um depósito de água utilizado para abastecer a população. No seu exterior destaca-se o antigo pórtico por ser o único em Portugal de arquitetura civil renascentista, o seu interior é estilo maneirista com alguns elementos de arquitetura manuelina.

Aproveita e compra algumas lembranças de artesanato local, para um dia mais tarde poderes recordar esta tua aventura por terras alentejanas. Se te aventurares um pouco além dos limites da cidade encontrarás dois fascinantes marcos históricos da região: o sítio arqueológico das Mesas do Castelinho em Almodôvar e as ruínas com 2000 anos duma vila romana em Pisões.

Depois de teres desfrutado de toda esta Paz (quando os romanos estavam na Península Ibérica era ‘Pax Julia’ o nome de Beja) e de teres passado estes dias connosco, acreditamos que vais levar contigo o Alentejo no coração.

Pousada de Juventude de Beja
Preço: Desde 11€ por noite com pequeno-almoço incluído.

2018-03-14T12:06:57+00:00

Leave A Comment