SERRA DA ESTRELA: NA TERRA, QUASE NO CÉU, A 1550 METROS DE ALTITUDE

Calça as luvas, põe o gorro e parte para a Serra da Estrela. Será que tem neve?

“Wow” é provavelmente a expressão que te vai sair quando te encontrares em frente à Pousada de Juventude da Serra da Estrela, bem no coração do Parque Natural mais alto de Portugal continental.

A Pousada está a 1550 metros de altitude, nas Penhas da Saúde e, das suas janelas, tem-se uma vista incrível para os altos e baixos da Serra que, com sorte, encontrarás toda pintada de branco.

Se fazes mesmo questão de ir com neve, vai dando uma espreitadela ao site meteoestrela.pt para teres acesso às previsões meteorológicas e às imagens da Serra transmitidas em tempo real.

Mas, como diz Pedro Proença, rececionista da Pousada de Juventude, “A Serra não é só neve, há muito para fazer aqui, as pessoas nem imaginam”.

Simpático, bom conversador, ele tem todo o gosto em dar-te sugestões de programas ali à volta. E contar-te algumas histórias. Como a que nos contou sobre um local de visita obrigatória: a torre.

É o ponto mais alto da Serra da Estrela, a 1993 metros de altitude (da Pousada até lá, de carro, demoras entre dez a quinze minutos). “No início do século XIX, o rei (D. João VI) mandou construir um pequeno monumento em pedra com sete metros de altura para chegar aos 2000 metros de altitude”, conta José.

A Estância de Ski da Serra da Estrela, com as suas nove pistas, fica mesmo ao lado. E se és novo em matéria de desportos de inverno, fica a saber que podes ter aulas de ski e snowboard.

Caso não haja neve, tens sempre a possibilidade de experimentar estes desportos na pista de Manteigas (a uns 40 quilómetros de carro da Pousada), no Skiparque, onde a pista artificial de piso sintético gelado garante o funcionamento permanente das pistas. O Skiparque proporciona outras aventuras, como ‘slide’, ‘rappel’ ou pontes de cordas.

Mas parece que estamos a ouvir alguém recordar-nos que “não é só neve”. Não mesmo! Bem pertinho da Pousada tens, por exemplo, uma série de trilhos à espera das tuas passadas. Esta é uma excelente forma de partires à descoberta da Serra, mergulhares na sua flora e em alguma fauna e conheceres a espetacularidade do Vale Glaciar do Zêzere ou dos 3 Cântaros que delimitam a vista na Nave de Santo Antonio.

O ar é puro. A aldeia em que fica a Pousada chama-se Penhas da Saúde justamente pelos benefícios da pureza do ar para a saúde e bem-estar. Por isso, enche os pulmões, respira fundo, estejas tu a caminhar, a fazer orientação, ciclismo ou escalada (algumas das ofertas que há na Serra).

Depois de sentires o frio exterior, vai saber-te bem regressar à Pousada que tem, não uma, não duas, mas três lareiras. E por vezes estão as três acesas. Se tiveres necessidade de te ligar ao mundo agitado, há ‘wifi’ à disposição em todo o lado, do salão de jogos ao bar, passando pela sala de estar e pelos 25 quartos duplos e as 13 camaratas.

Para repor energias, fica a saber que o restaurante da Pousada só funciona por marcação, mas há na aldeia três restaurantes, um snack-bar e um bar.

Vai ser fácil provares o queijo da Serra, magnífico, tal como o pão, os enchidos da região ou o cabrito assado no forno.

Ainda a propósito dos ares da Serra, tens de ver o antigo Sanatório dos Caminhos-de-Ferro, para onde muitas pessoas foram, no passado, curar-se de doenças respiratórias. Hoje é um hotel de charme (fica a quatro quilómetros da Pousada, a descer), mas mantém a traça original, da autoria do conceituado arquiteto Cottinelli Telmo (1897-1948), que desenhou também o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

Encontramo-nos na Serra? Até breve!

Pousada de Juventude da Serra da Estrela
Preço por pessoa/noite:
 a partir de €10, com pequeno-almoço incluído.

2018-07-23T08:18:20+00:00

Leave A Comment