VIANA DO CASTELO: UMA PONTE PARA UM MINHO EM TONS DE AZUL

Viana tem rio, serra e mar, arquitetura tradicional e contemporânea, vistas de cortar a respiração (… e as melhores bolas de Berlim do país).

A icónica Ponte Eiffel (o engenheiro francês da Torre Eiffel também deixou a sua marca em Viana com esta passagem de 1877 que, passados 140 anos, continua a servir e a ser um símbolo da cidade) fica mesmo em frente à Pousada de Juventude de Viana do Castelo.

Pousada é um edifício do arquiteto Carrilho da Graça, erguido dentro do Parque da Cidade, bem juntinho ao Rio Lima. Fica, também, bem juntinho ao Parque Ecológico, que oferece exposições e atividades sobre vários temas ambientais. Um pouco mais à frente encontra-se a praia fluvial da Argoçosa, local perfeito para momentos de descontração, desportos náuticos e até mergulhos no tempo mais quente.

Tem, portanto, uma localização estratégica esta Pousada de onde partimos para conhecer Viana.

Sugerimos-te que, como nós, comeces a visitar a cidade de cima para baixo, indo até Santa Luzia e contemplando a bela vista que se tem lá de cima, do templo. A vista que tens lá do alto é provavelmente uma das mais belas vistas do nosso país.

Para subires até ao cimo do monte serve-te do funicular, que ascende 650 metros até ao Templo de Santa Luzia. Se fores corajoso e as alturas não te provocarem arrepios, uma vez lá em cima, sobe ao zimbório, o ponto mais alto do Templo, onde a vista consegue ser ainda mais espetacular.

Já com a perspetiva de Viana lá do alto, desce e aventura-te pelo bonito centro histórico de Viana, onde não faltam lojas a vender produtos com os ricos e caraterísticos padrões minhotos.

A Praça da República é local de convergência das várias artérias da cidade. Por lá, as atrações são muitas (e muitas delas têm mesmo o carimbo de Monumento Nacional). Conhece o chafariz, o edifício da Misericórdia, os antigos Paços do Concelho. Espreita as traseiras deste edifício para ficares a conhecer o Portal de Mexia Galvão. É também nesta emblemática praça que está o Museu do Traje, local onde são exibidos os típicos trajes “à vianesa”, famosos pelas suas formas, cores e desenhos.

Em Viana, os Museus não estão só em terra firme. O Museu do Navio Gil Eannes é uma embarcação que foi construída nos estaleiros navais de Viana. Durante décadas serviu como navio-hospital de apoio à frota bacalhoeira portuguesa. Quando foi desativado, o Gil Eannes navegou até Viana do Castelo para se transformar em espaço museológico. Além das salas de exposição, tem um simulador de navegação, quiosques multimédia e uma loja de recordações.

Mas Viana não vive só do passado. Prova disso são os vários exemplos de arquitetura contemporânea, como a Biblioteca Municipal, projetada pelo Arquiteto Siza Vieira, ou o Centro Cultural, da autoria de Souto Moura.

Outro ponto forte de Viana do Castelo é a gastronomia. Há muitos pratos típicos de prova obrigatória: rojões à moda do Minho, cabrito à Serra d’Arga, arroz de sarrabulho, arroz de pato à moda antiga, cozido à portuguesa. Se preferires peixe, a variedade é também muita: bacalhau à Viana, à Gil Eannes ou à Zé do Pipo, arroz de polvo à Moda do Minho, arroz de lampreia, pescada à vianense, sardinha. Na receção da Pousada podes aconselhar-te sobre que restaurante escolher.

Os fãs de doces também estão bem servidos, ou não fosse a doçaria vianense famosa em todo o país. Por exemplo, se achas que as Bolas de Berlim são todas iguais, na Pastelaria Manel Natário vais perceber que não é bem assim (aqui prova também os pastéis salgados). Outras referências da terra são os Barquinhos Manjericos do Zé Natário, os Sidónios e a Torta de Viana da Brasileira ou os Jesuítas da Pastelaria Dantas.

Come, mas com moderação, sobretudo se os teus planos seguintes forem ir experimentar as praias à volta de Viana. A sua costa com mais de 25 quilómetros tem muito que oferecer. Desde logo, são várias as praias galardoadas com Bandeira Azul, que se destacam pela sua beleza e acessibilidade. Cabedelo, Carreço, Afife, Canto Marinho, Arda são só alguns exemplos. Podes aproveitar para experimentar vários desportos náuticos, como surf, windsurf, bodyboard e kitesurf.

Claro que não poderíamos acabar sem falar da Romaria da Senhora d’Agonia que em agosto traz à cidade milhares de visitantes. Esta Romaria é a maior, a mais bela, a mais alegre e a mais típica de Portugal. O seu original programa inclui Mordomia, Gigantones e Cabeçudos, Cortejos, Festa do Traje, Feira de Artesanato, Arraiais Minhotos, Tapetes Floridos, Procissão ao Mar, Cantares ao Desafio e três distintos Fogos-de-artifício que iluminam a cidade, o rio e o mar.

Romaria da Senhora da Agonia só há em agosto. Mas Viana tem encanto durante todo o ano. Por isso, não esperes. Faz-te à estrada!

Pousada de Juventude de Viana do Castelo 
Preço: Desde €11/noite com pequeno-almoço incluído

2018-07-30T14:50:37+00:00

Leave A Comment